terça-feira, 3 de julho de 2012

Polenta com Frango!

Tem pratos que não tem explicação, são deliciosos e ponto.

Que a comida tem um papel central na vida de todos, isso já é um lugar comum. Mas a gente pode ir ainda mais fundo para vermos como a comida da nossa infância tem um lugar privilegiado em nossa memória gustativa.

Outro dia o Adilson, meu colocatário e amigo aqui em São Paulo, falou com um brilho saudoso no olhar da polenta com frango que a sua avó fazia. Lembrei da minha própria infância e da minha avó paterna, que conheci muito pouco, e da minha bisavó Elisa, onde íamos comer todos os domingos até a sua morte. O cardápio variava muito pouco, ou era macarrão ou era polenta, sempre acompanhados de frango. Lembro que as crianças ficavam soltas pelo imenso quintal brincando, enquanto os homens conversavam na varanda e as mulheres preparavam a comida. Família italiana, todo mundo falando como o Faustão...

Bom, eu nunca tinha feito essa polenta, mas a conversa com o Adil me fez pensar com carinho na minha infância, e resolvi arregaçar as mangas, colocar e música para tocar e cozinhar! O resultado ficou muito gostoso, comida substanciosa, nutritiva e MUITO BARATA. Não tem mistério para fazer, é só querer mesmo!

ESSA RECEITA SERVE MUITO BEM 4 PESSOAS (e não tão bem até 6!)

Molho!


1 peito de frango com osso e sem pele
(cozinhar na panela de pressão por 15 minutos depois do apito, retirar a carne do osso e cortar em cubos grandes. Reservar o caldo para fazer a polenta)
5 dentes de alho
1 cebola média
2 tomates bem vermelhos
2 latas de tomate pelado
q.b. de sal, salsinha e azeite


Dourar os dentes de alho picados no azeite - fogo baixo -, acrescentar a cebola e refogar até murchar. Adicionar os tomates picados (com pele e semente mesmo, apenas retirar o talo), e deixar cozinhar em fogo baixo até se desmanchar, acrescentando então o tomate pelado com o caldo. Deixar em fogo baixo por cerca de 20 minutos e acrescentar os cubos de frango cozido. Ajustar o sal e adicionar a salsinha.


Polenta!


No caldo de frango ainda quente (cerca de 1,5 litro de caldo), ir adicionando o fubá mimoso (!) aos poucos, em forma de chuva, mexendo bem para não empelotar (se empelotar, bater rapidinho no liquidificador ou passar pelo mixer). Para essa quantidade de caldo você irá utilizar cerca de 300 g de fubá. Deixar a polenta cozinhando em fogo baixo por pelo menos meia hora. Temperar com sal e, se quiser, com queijo ralado ruim, que dá um gostinho especial. Se você for rycoh and phinno, pode adicionar um pedacinho de manteiga trufada também.


Na hora de servir, acrescentar queijo ralado e salsinha fresca picada por cima (na foto eu usei coentro porque eu A-M-O coentro com frango).


Bom apetite!