Essa semana recebi em meu email a minha esperada autorização de entrada na Índia, para onde vou daqui a algumas semanas, e acredito que esse tema possa interessar outras pessoas que pensam em visitar esse país!
1º Como funciona?
A Índia trabalha com três possibilidades de autorização de entrada para estrangeiros: e-visa, visto na entrada, dado pelo oficial de fronteira no momento da chegada, e o visto tradicional, obtido enviando a documentação necessária para a embaixada ou consulado. O Brasil está hoje enquadrado na primeira modalidade, o e-visa.
2º E-Visa
Mas o que é esse e-visa? Basicamente é uma pré-autorização de entrada. Deve-se preencher um formulário no computador, pagar uma taxa e aguardar até receber uma resposta no email, autorizando sua viagem para o país, ou exigindo alguma documentação adicional.
O e-visa deve ser utilizado para quem quer passar até 30 dias da Índia, e dá direito a apenas uma entrada no país, ou seja, não dá para ir visitar o Nepal, por exemplo, e depois voltar a entrar na Índia. Caso você queira ficar mais tempo por lá, ou planeje a sua viagem com mais de uma entrada e saída, o jeito é tirar um visto tradicional, mais informações aqui.
Para se obter o e-visa eu recomendo começar providenciando duas das principais exigências feitas pelo sistema, para não ter que parar no meio do processo:
- Uma foto de rosto com fundo branco, que deve pesar entre 10kb e 1mb e ser no formato jpeg. Eu mesmo tirei a minha, fui numa dessas cabines de foto que ficam no metro e aproveitei o fundo branco e a luz grátis. Ficou bem lindo:
Se eles aprovaram a minha cara de prisão de ventre, com certeza irão aprovar a sua!
- A página de identificação e assinatura do passaporte, em formato pdf, tamanho mínimo de 10kb e máximo de 300kb. Esse foi meio chato fazer, porque se após tirar foto com o celular, é preciso converter em pdf, e mesmo assim o arquivo costuma ficar grande. Existem várias ferramentas online para diminuir o tamanho do pdf e manter a qualidade, eu usei o pdfcompress! e funcionou de boa, fazendo um arquivo de 3,17mg ficar com 209kb.
3º Preencher a solicitação!
Meu, mó trabalheira arrumar a foto e o passaporte, por isso mesmo eu recomendo deixar os dois arquivos bontinhos preparados, porque agora começa a parte mais longa e detalhada.
Primeira coisa, o navegador. Comecei usando o chrome, mas deu pau na hora de subir a foto e o passaporte, daí mudei para o mozila e funcionou tranquilo até o final, então melhor usar o mozila logo de início e evitar perder seus dados.
Cuidado na hora de encontrar o site correto, procura no google "evisa india" e veja o que aparece! Simplesmente NENHUM dos sites listados é o oficial do governo indiano, mas sim sites comerciais que vão vender o suposto serviço de auxílio no preenchimento do formulário, ou seja, vão ganhar em cima de você, e mesmo assim quem garante que os caras vão te ajudar mesmo? Enfim, é cilada Bino!
O site oficial para preencher sua solicitação é o: https://indianvisaonline.gov.in/visa/index.html
A primeira impressão é que estamos num daqueles sites antigos, meio colorido demais, meio uol em 1998. É esse mesmo, você está no lugar certo, e além disso ele está todo em inglês, e não te oferecerem nenhum outro idioma, portanto se não souber a língua de Shakespeare, dê seus pulos.
O preenchimento é relativamente intuitivo. O único perrengue pode ser na hora de eles pedirem um contato na Índia. Coloque o nome do seu hotel ou host do airbnb ou couchsurfer, meu caso é esse último, e dá tudo certo.
Depois disso vem a hora do faz me rir, da grana, da bufunfa! Eu paguei 49 dólares de taxa.
O resto é bem simples, eles te enviam um email com os detalhes da solicitação, e depois de 2 dias recebi um novo email com minha autorização de entrada.
IMPORTANTE! O E-VISA PERMITE QUE VOCÊ ENTRE NA ÍNDIA NOS 30 DIAS SEGUINTES À EMISSÃO. OU SEJA, NÃO DÁ PARA FAZER SEU PEDIDO COM ANTECEDÊNCIA SUPERIOR A 1 MÊS! SE LIGA PARA NÃO PERDER TEMPO E DINHEIRO!
Um último detalhe interessante. É obrigatório levar sua autorização impressa para mostrar para o oficial da imigração, no entanto, no email que te enviam, não anexam o tal documento, é preciso entrar no site do e-visa, preencher o número do seu pedido e passaporte e lá num cantinho, pequenininho e triste você vai encontrar um botão "print".
Ufa! Agora é só abrir o abraço, pregar seu terceiro olho e se jogar!