Quando se chega em uma nova cidade com a intenção de não fazer turismo, mas sim conhecer a fundo o lugar, é de se imaginar que o ideal é reservar vários dias para aproveitar o local, sentir a vibe, a energia da cidade, viver quase como um local, certo?
Quase.
Um dos meus erros nessa volta ao mundo eu tenho descoberto nesses últimos dias. Apesar de não ser uma viagem de turismo, é preciso correr muito atrás de coisas para fazer para não ficar com a sensação de que é tempo demais no mesmo lugar, de que no final já ficou meio chato estar ali.
O curioso é que ao mesmo tempo, também aprendi que tem dias que eu não quero sair do quarto/hostel/couchsurfing, que quero apenas descansar, como se estivesse em casa. Na verdade, ter momentos assim fazem com que se tenha a impressão de casa, trazem um calor gostoso pra alma, e é bem importante aceitar e relaxar em dias assim.
Mas não todos os dias.
Hoje é meu último dia em Budapeste, e apesar de eu ter visto a parte turística, e ido além e conhecido 4 salas de concertos e ópera diferentes, andado, conversado e comido muito, ter feito amigos, vivido coisas lindas, estou com a sensação de que poderia ter curtido mais, me esforçado mais para ver uma outra cara da cidade.
Certo, mas o que posso fazer melhor em meu próximo destino, Bucareste, na Romênia? Bom, usar mais o couchsurfing pode ser uma opção. Até hoje, apesar de 5 anos fazendo parte dessa rede social, só fui em 3 eventos organizados por eles, um em Salvador e dois em São Paulo. Provavelmente é porque eu tinha a minha própria vida nessas cidades, geralmente amigos o suficiente para dar e receber atenção, o que não é o caso agora. Dessa forma, acho que é hora de olhar com mais carinho para isso.
Outras coisas para fazer e melhorar minhas futuras experiências seria puxar mais papo com desconhecidos em cafés, museus, etc. Tenho um puta bloqueio nessa área, mas é algo que pode ser melhor trabalhado também.
Mesmo com esse leve gostinho amargo na boca, acho que aproveitei melhor Budapeste do que Praga, por exemplo. É aos poucos que vamos pegando o jeito do negócio!
LM
Nenhum comentário:
Postar um comentário