terça-feira, 1 de maio de 2012

Bolo de Fubá Cremoso!

       Todo mundo gosta de algum tipo de bolo, e eu gosto de dezenas de tipos! Nega maluca, de cenoura com calda crocante ou cremosa de chocolate, bolo de milho, bolo de aipim (ou para nós do sudeste, de mandioca), bolo de laranja da minha vó, hummmmm.
      São tantas opções, e isso para ficar apenas nos nossos bolos tradicionais, sem entrar no maravilhoso mundo dos bolo-torta, bolo-mousse, pièces montées, pirâmides de macarons e afins.
      No entanto, acredito que nossa confeitaria brasileira e simples é o que há de moderno no mundo de hoje, poucos ingredientes bem selecionados e misturados de maneira harmônica, uma boa dose de comfort food, aquela comida que como diz (muito bem) o clichê "aquece a barriga e o coração" (brega, mas verdadeiro), e não tem coisa no mundo que agrade mais do que boas lembranças.
      Hoje eu resolvi fazer um bolo que não foi muito presente na minha infância, na verdade eu só fui provar quando era adolescente, mas que me marcou muito e que eu ADORO comer, o bolo de fubá cremoso. Pesquisando receitas na internet eu vi que ele tem alguns pré-requisitos para ser classificado como original, vejamos:

  • Tem que ter o tal "creminho" ou por cima, ou por baixo, ou no meio. O que vai dar esse toque é um forno baixo ou médio e uma massa que deve ficar bem líquida. Tem quem defenda a adição de claras em neve no final da receita, mas eu acho que não tem nada a ver.
  • O queijo usado pode ser parmesão ou mussarela. Nas receitas de roça é mais comum mussarela, por ser um queijo mais fácil de ser encontrado. No meu bolo eu usei aquele parmesão de saquinho com 99% de sal e 1% de queijo mesmo.
  • Na hora de assar, não tem aquela história de enfiar uma faca e ela sair limpa, se isso acontecer seu bolo assou demais e vai ser só um bolo de fubá embatumado. Mas relaxa, porque meu primeiro bolo ficou assim! Tem que ficar ligado para que o bolo fique dourado mas cremoso.
Agora vamos à minha receita, que é fácil assim:

COLOCAR NO LIQUIDIFICADOR NESSA ORDEM
5 ovos
400 ml de leite
200 ml de leite de coco
300 g de açúcar 
200 g de fubá mimoso 
50 g de farinha de trigo
50 g de parmesão do ruim
50 g de coco ralado seco
50 g de manteiga sem sal
10 g de fermento químico (1 colher de sopa rasa)
Vruuuuuuuuuuuuuum

Coloca ele na forma untada e enfarinhada, assim:













Forno médio pré aquecido (170ºC). Depois de cerca de 40 minutos, ele sai assim:


Espero que gostem, e que façam!

5 comentários:

  1. Amei a idéia do blog, Lucas! Adorei o post, a sua maneira de escrever, as fotos. Mas você me ganhou mesmo foi no "50 gramas de parmesão do ruim"! Ingredientes baratos e fáceis de encontrar são o meu melhor incentivo, rs...! Vou anotar a receita, porque um bolo de fubá nesse friozinho é uma maravilha!!!!
    Saudades!!!
    Beijos bauruenses!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro comentário do blog não podia ser de alguém mais querida e especial que vc, Eliza. Um grande beijo!

      Excluir
  2. acho q esta madrugada abri o forno e tirei um pedacinho como um selvagem.... acho que vou comer outro pedacinho.... assim vc paga a divida da minha forcinha pelo Blog.*
    hiohihihi

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bom mesmo n curtindo bolo de fubá!
    sucesso no blog!
    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Ah... Já imprimi essa receita! Próxima a ser feita!

    ResponderExcluir