quinta-feira, 17 de maio de 2012

Panela de pressão e feijão com carne seca e abóbora.

Ahhhhhhhhhhh a Panela de Pressão!



Ela é nossa velha aliada de muitos momentos. Mesmo para quem não cozinha, aquele apito na cozinha sempre é sinal de que alguma coisa está sendo preparada para comer, e esse pensamento vai animando o espírito e despertando o apetite! Feijão, mandioca, carne, sopas... as 2 atmosferas de pressão, que é a força que se atinge dentro daquela panela que fica balançando no fogão, nos ajudam a caminhar no ritmo dos dias de hoje, rápido, rápido, rápido!

Desde que eu voltei de Salvador, não tive tempo nem saco de ir atrás de uma panela de pressão. Procurar, escolher o modelo, ver se tem o selinho do INMETRO, ai que coisa chata! Ainda mais com esse monte de coisa já pronta e cozida na prateleira do supermercado, fiquei enrolando até agora. Mas minha mãe veio me ver, e mãe é mãe né? Me subornou com a idéia tentadora de uma sopa de feijão (minha sopa favorita) e lá fomos nós comprar a tal panela.

No final, a sopa de feijão ficou para depois, mas eu resolvi fazer um feijão que a Raquel, minha colega de trabalho, me apresentou, e é delicioso:

FEIJÃO COM CARNE SECA E ABÓBORA

Ela me deu as dicas e eu fiz a receita do meu jeito. Eu acho que fica tão gostoso e substancioso que precisa apenas ser acompanhado de um arroz branco e uma boa farinha de mandioca, daquelas bem fininhas! Essa receita é suficiente para 4 ou 5 pessoas ficarem satisfetias.

JOGAR NA PANELA

800 G DE CARNE SECA MAGRA CORTADA EM CUBOS
COBRIR COM ÁGUA (UMA MÃO) E COZINHAR POR 5 MINUTOS DEPOIS QUE COMEÇAR A APITAR

JOGAR ESSA ÁGUA SALGADA FORA!

ACRESCENTAR À CARNE NA PANELA

1 XÍCARA DE FEIJÃO CARIOCA
1 FOLHA DE LOURO
4 DENTES DE ALHO
1 CEBOLA MÉDIA CORTADA
200 G DE BACON MAGRO EM PEDAÇOS GRANDES

DEPOIS QUE COMEÇAR A APITAR, COZINHAR POR 35 MINUTOS. NÃO DEIXAR COZINHAR DEMAIS, AFINAL VOCÊ NÃO QUER UMA SOPA (OU QUER? HUMMM!)

PELOAMORDEDEUS, ESPERAR A PRESSÃO SAIR NATURALMENTE ANTES DE ABRIR A PANELA!

AGORA ACRESCENTAR CERCA DE 500 G DE ABÓBORA CORTADA EM PEDAÇOS MÉDIOS. DEIXAR O FEIJÃO FERVENDO SEM PRESSÃO ATÉ TERMINAR DE COZINHAR ABÓBORA. MAIS UMA VEZ CUIDADO PARA NÃO COZINHAR DEMAIS

Se tudo der certo, no final o resultado fica mais ou menos assim:


Espero que façam, e que gostem!

Um comentário:

  1. magali zerbinato - botucatu17 de maio de 2012 às 13:07

    Delicia. Vou fazer mesmo. obrigada pela dica...

    ResponderExcluir