sábado, 17 de setembro de 2016

Dias 28 e 29 - Caminho de Santiago - Portomarím e Palas del Rei

ESTA CHEGANDO A HORA!

Esse é o principal pensamento, não tem como. A despedida do caminho já começou, já olho os campos, as árvores e até as pedras com uma nostalgia, uma saudade de quem sabe que está chegando a hora de acabar. Mas isso é bom também, já estou há muito tempo no Caminho, terminar faz parte e é saudável. Vejo pessoas como Jêrome, Jorge e outros que vi por aí que ficam perdidos e não conseguem sair do caminho, vão e voltam, vão e recomeçam, retornam e começam de novo, ficam presos nessa atmosfera de trânsito e não voltam para suas vidas. 

Tudo tem que ter um termo, um fim, um adeus. O Caminho de Santiago está sendo uma das coisas mais incríveis da minha vida, cada segundo aqui sinto que estou crescendo, sendo nutrido com conhecimento e energia que me farão um homem melhor. Por isso mesmo, esse processo tem que terminar, para que eu possa aplicar todas as reflexões que tenho tido, todos os planos que tenho feito, à vida real.

Desde Saria que uma GRANDE multidão de peregrinos se juntou a nós. Muitos os chamam de turisgrinos, e olham para eles como se eles estivessem poluindo nosso caminho, daqueles que iniciaram na França e que caminharam passo ante passo para chegar aqui.

QUEM SOMOS NÓS PARA JULGAR QUALQUER PESSOA?

Obviamente eu também caí nessa de desprezar essas pessoas, mas ontem mesmo me dei conta de mais essa bobagem. Hoje trabalhei mais isso dentro de mim. Cada um faz seu Caminho. Isso não é uma corrida. Respeitar. Aceitar. Amar e não julgar. Simplesmente ser uma pessoa melhor. É tão fácil falar, e tão difícil entender e praticar.

Um fato é que a grande quantidade de pessoas, cidades e albergues mudou completamente a maneira como vemos o Caminho agora no final. Das florestas de Navarra, os vinhedos de Rioja, os campos de Léon, a Meseta e seus campos dourados quase intermináveis, até o Bierzo e suas montanhas, agora o que temos é uma paisagem mais humana e mais urbana, e as reflexões e o tempo de auto conhecimento ficam menores, sem tanto espaço para acontecerem quando se tem tanta gente atrás, ao lado e à frente. Esses tantos e tantos quilômetros me ofereceram muitas oportunidades, e estou tentando aproveitar cada uma delas.

LM

Nenhum comentário:

Postar um comentário